Paraguai
União Apostólica De Mães no Paraguai
A União Apostólica De Mães começou no Paraguai em 1995
Nessa altura, quinze mães iniciam a Pré-Candidatura do Curso 1, guiadas pelos seus primeiros assistentes, P. Nicolas Schwizer e Ir. Regina Sobott, sob a orientação da União de Mães da Argentina.
Em 6 de maio de 1997, com a Primeira Consagração do Curso Fundador, nasce oficialmente a UNIÃO DE MÃES DA ARGENTINA-PARAGUAI.
Um território único entre duas nações que acolhe fraternalmente a todas sob o mesmo manto, o da MTA, e sob a mesma bandeira, a de Schoenstatt.

A nova região, PARAGUAI “CORAÇÃO DA AMÉRICA”
A nova região se consolida e cresce em profundidade e amplitude graças ao apoio e orientação das mães unionistas argentinas e seus sucessivos assistentes, os padres: Javier Arteaga e Tommy Nin Mitchell (atual), e as Irmãs de Maria: Clarisa, Mariela González, M. Luz Afrontti, M. Bárbara Bazzana e Kathia Martínez (atual).
Em 2019, ano do Jubileu de Höerde, a Região do Paraguai decide apresentar ao Conselho Territorial o pedido de autonomia e formação de seu próprio território. Em resposta, o Conselho envia a solicitação à Presidência Geral de Schoenstatt, que responde, em 28 de agosto de 2020: o pedido de autonomia foi aprovado por unanimidade.
Capítulos
Em 13 de novembro de 2021, a Região do Paraguai realiza seu Capítulo Regional Extraordinário, no qual as capitulares votam SIM, unanimemente, à autonomia territorial.
No dia 20 de março de 2022, realiza-se em Florencio Varela, Argentina, o Capítulo Territorial Extraordinário. Por ampla maioria, aceita-se que o Paraguai se torne um território autônomo.

CAPÍTULO DE FUNDAÇÃO
Nos dias 7 e 8 de maio de 2022, na Casa Magnificat, em Assunção, realiza-se o Capítulo de Fundação da UNIÃO APOSTÓLICA DE MÃES DO PARAGUAI. Nessa data, a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt é coroada como a Rainha da União de Mães, ponto culminante da conquista espiritual, trabalhada desde o início do processo de autonomia.
Constituição Territorial
Em junho de 2022, a Presidência Geral aceita a Constituição Territorial da UNIÃO DE MÃES DO PARAGUAI e, em setembro do mesmo ano, o novo território participa ativamente do Capítulo Fundador da UNIÃO APOSTÓLICA INTERNACIONAL DE MÃES DE SCHOENSTATT, realizado na Alemanha.
A FEDERAÇÃO DAS MÃES DO PARAGUAI hoje
Atualmente, a UNIÃO DE MÃES DO PARAGUAI conta com duas Regiões (Norte e Centro) e nove cursos; cinco deles com Consagração Perpétua, um com 2ª Consagração, dois em Candidatura e um curso na fase Pré-Candidatura. Há 69 unionistas em Assunção e arredores, 14 unionistas em Encarnación – no sul do país – e 20 candidatas na Pré-Candidatura
Chamados para construir a NAÇÃO DE DEUS
A UNIÃO APOSTÓLICA DE MÃES DO PARAGUAI se sente chamada a renovar o compromisso com a herança recebida dos primeiros congregados de Höerde e a testemunhar como mães, esposas e apóstolas a missão do Pai e Fundador, a partir da Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, na construção da NAÇÃO DE DEUS – cujos valores são a Verdade, a Justiça, o Amor e a Paz – em seus diversos ambientes e diante dos desafios do mundo atual.