Chile

União Apostólica de Mães do Chile

Somos uma comunidade de mulheres casadas, viúvas ou separadas que, no espírito de Schoenstatt, em estreita união com a hierarquia da Igreja e no espírito dos conselhos evangélicos, aspira à renovação religiosa e moral do mundo em Cristo.

Nossa história começa em 2 de setembro de 1981, mas começou a ser escrito em 1971.

O primeiro curso, composto por quinze mães, reuniu-se pela primeira vez em 2 de setembro de 1981 no Santuário de Bellavista. Nossa história começa ali, naquele primeiro encontro. No entanto, houve também uma pré-história, quando, em 1971, um grupo de mães no Santuário Cenáculo da Fundação, em Viña del Mar, selou sua consagração perpétua à  União de Mães da Alemanha, fazendo parte de um curso daquele país. Essas mães tinham um grande desejo, chegando a oferecer suas vidas, para que a União de Mães fosse formada no Chile, o que aconteceu 10 anos depois, em 1981.

Três regiões e 19 cursos

O próximo marco em nossa história foi a aprovação de nossa autonomia pela Presidência Geral da Família de Schoenstatt, ocorrida em 28 de janeiro de 2003. Naquela época, nossa União já contava com três regiões distintas; duas na Região Metropolitana e uma terceira em Viña del Mar.

Atualmente, há cursos nas cidades de Santiago, Viña del Mar, Concepción e Temuco. Assim, em nível nacional, no ano de 2023, existem 19 cursos de mães, dos quais 16 já selaram sua Consagração Perpétua. No momento, o curso 20 está aberto com duas candidatas aceitas. No total, a comunidade é composta por 134 mães.

“”Maria, alma do Cenáculo para o Pentecostes do Pai” é o nosso ideal, ele nos mobiliza e nos une, nos encoraja e nos desafia.