Alemanha
A União de Mães de Schoenstatt na Alemanha se apresenta:
Na Liga Apostólica havia grupos de Schoenstatt do lado feminino nas dioceses alemãs, desde aproximadamente 1946, com mulheres casadas ou viúvas e mães, com líderes de grupo, líderes diocesanos, e uma Irmã assessora. As líderes diocesanas se reuniram e elaboraram um programa para suas vidas.

Crescer fiel ao Fundador durante o seu exílio
Durante o período de exílio do Padre Kentenich, seis cursos surgiram gradualmente e fizeram sua consagração na União. Como União original, as senhoras consideraram sua responsabilidade formar uma base sólida para o desenvolvimento futuro e permaneceram fiéis ao seu fundador. Após o seu retorno de Milwaukee, o Pai considerou a experiência da União de Mães um sucesso e encarregou a Irmã M. Vita e o P. Rudolf Mosbach, juntamente com as mães, de elaborar os estatutos
Em 1970, o Padre Menningen fundou a Federação das Senhoras na Alemanha.
No lugar do fundador falecido, o P. Alex Menningen assumiu a constituição da União de Mães na Alemanha em 22 de agosto de 1970. Surgiu a Comunidade Oficial, dividida em 5 áreas, que, juntamente, com a Comunidade de Curso, agora realizava o princípio de tensão previsto pelo Pai.
