África do Sul

História da União de Mães na África do Sul

A África do Sul é um país com uma história sombria de discriminação racial, violência e conflitos. Durante muitos anos, os habitantes desse país foram divididos pelo “apartheid”, uma prática de segregação e discriminação política, social e econômica contra a maioria não branca na África do Sul. O apartheid criou feridas profundas e duradouras ao país e a todo seu povo.


Os habitantes desse país são muitos e diferentes, vindos de todas as partes do mundo: há muitas raças, culturas e religiões.

De Alemania a Johannesburgo y Ciudad del Cabo

As Irmãs de Maria foram enviadas à África do Sul pelo Padre Kentenich e chegaram em 1934. Trabalharam muito para consolidar o Movimento. A população católica da África do Sul é muito pequena e sempre foi um desafio difundir a fé católica. Ao longo dos anos, o Movimento cresceu principalmente em torno de duas grandes cidades, separadas uma da outra por 1500 km, Cidade do Cabo e Joanesburgo. Nossa União de Mães começou em Joanesburgo e depois se espalhou para a Cidade do Cabo.

Barbara Kern traz as boas novas de Schoenstatt

Devemos a fundação da União de Mães à Barbara Kern, que foi líder da Liga de Mães em Joanesburgo. Em 1993, Barbara foi de férias para a Alemanha e passou alguns dias em Schoenstatt. Lá ela conheceu algumas mães alemãs que pertenciam à União e elas lhe deram uma visão de sua vida como mães da União. Barbara se sentiu inspirada pelo amor e entusiasmo delas. Ao retornar a Joanesburgo, partilhou com as mães o que tinha aprendido sobre a União de Mães. Bárbara não descansou até que um pedido foi apresentado à Presidência Geral, solicitando permissão para iniciar a União de Mães. Essa permissão foi concedida em 7 de fevereiro de 1994 e a Ir. Marian Dunn foi nomeada para realizar a fundação da União de Mães na África do Sul.

Coração de Amor Infinito

Em 18 de julho de 1994, 18 mães, 16 de Joanesburgo e 2 do Zimbábue, país que faz fronteira com a África do Sul, iniciaram sua candidatura.
Esse primeiro curso encontrou o seu ideal, “Coração de Amor Infinito“, em 1998 e, sendo o curso fundador, comprometeu-se com o crescimento da União de Mães na África do Sul. Nossa MTA levou seu compromisso muito a sério. Barbara Kern conseguiu fazer a consagração de seu curso em particular um dia antes de falecer devido a um câncer. Bárbara ofereceu sua vida pelo crescimento da União de Mães na África do Sul.

Estrela da Unidade e Sinal de Luz

Entretanto, um ano depois, em 1995, algumas mães da Cidade do Cabo pediram para entrar na União de Mães. Essas mães vinham de origens e culturas muito diferentes, o que dificultava o crescimento conjunto e a cura das feridas do apartheid.
Por meio da Aliança de Amor, elas foram atraídas para o coração da nossa Santíssima Mãe, e o ideal do seu curso, “Estrela da Unidade“, desafiou-as a serem instrumentos de unidade na diversidade em seu curso, na Igreja e no país e a construírem pontes entre todos os povos.

Em 2002, um grupo de 10 mães começou sua candidatura em Joanesburgo. Elas descobriram seu ideal de curso em 2006: “Sinal de Luz“, que as inspira a serem portadoras de luz, levando a Luz de Cristo para a escuridão.

Ajudantes no Jardim de Maria e Instrumento nas Mãos do Pai

Em 2004, foi realizado o primeiro Encontro Nacional de Mães em Joanesburgo e um segundo na Cidade do Cabo, em 2008, depois disso várias mães demonstraram interesse e, em 2009, foram iniciados mais dois cursos na Cidade do Cabo, “Ajudantes no Jardim de Maria“, que, com o nosso pai e fundador, o jardineiro, trabalham no Jardim de Maria, para que fazê-lo florescer plenamente, e “Instrumento nas Mãos do Pai“, instrumentos de serviço e amor.

As Mães da Federação na África Austral hoje

Atualmente, somos 36 mães na União de Mães, 12 mães faleceram. Temos 2 Regiões – Cabo Ocidental (Cidade do Cabo) e Gauteng (Joanesburgo).

Nós, mães da União de Mães na África do Sul, agradecemos a Deus e à nossa MTA pelas muitas bênçãos que nós e nossas famílias recebemos desde que ingressamos na União de Mães. Nossas vidas têm sido enriquecidas de muitas maneiras e temos crescido mais profundamente em nosso belo mundo de Schoenstatt.

Encontramos um lar

Encontramos um lar no coração de Maria, no coração de nosso pai e fundador e no coração umas das outras. Agradecemos a todos aqueles que nos ajudaram e lembramos daqueles que morreram, oferecendo suas vidas pela União de Mães na África do Sul.